segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pró Letramento em Trindade




O Pró Letramento é programa do governo federal em parceria com a educação municipal que está sendo desenvolvido aos sábados, quinzenalmente com mais de 50 cursistas divididos em duas turmas sendo uma de  Linguagem e Alfabetização e a outra emMatematica.O curso acontece na Escola Municipal Modelo e tem carga horária total de 120h/aula. É ministrado pelas tutoras  Cleide Louredo (Linguagem e Alfabetização) e Clarotides Gomes de Souza ( Matemática) A formação tem por objetivo  oferecer suporte a ação pedagógica dos professores das séries iniciais  e desenvolver um aparato metodológico para auxiliar o bom desempenho do professor em sala de aula.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado na Escola Selma Ferreira

A Escola Municipal Selma Ferreira comemorou no dia 14 de abril o dia Nacional do Livro Infantil com uma apresentação teatral que representava os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
A obra de Monteiro Lobato, que fez o marco da história da literatura infantil no Brasil, foi representada por alunos da escola, que relembraram os contos de fadas, resgatando assim o valor da literatura na vida das crianças.



No dia 18 de abril é comemorado o Dia do  Livro Infantil no país justamente por homenagear aquele que primeiro no Brasil escreveu para crianças, considerando-as como um ser particular em suas especificidades e potencialidades. Monteiro Lobato foi reconhecido pela obra infantil, porém escreveu também para adultos e se desiludindo com eles concentrou sua criação na literatura infantil. Foi também um nacionalista inveterado, que confiou no petróleo em terras brasileiras e foi incentivador da criação da Petrobras por meio do movimento petróleo nacional;  investiu em editoras nacionais, sendo o pioneiro no investimento nesta área, fundando a primeira editora genuinamente nacional intitulada Editora Monteiro Lobato e Cia, que mais tarde se transformou em Companhia Editora Nacional.
O Sítio do Pica Pau Amarelo foi sua obra mais marcante que encantou diversas gerações de crianças em todo o país e inspirou seriados da televisão. Ainda hoje as crianças se deliciam com o mundo encantado criado por sua mente brilhante e personalidade crítica e polêmica.
A Escola Selma resgatou a história do autor e com isso tem  desenvolvido brilhante projeto de resgate ao valor da leitura e escrita de seus alunos. Tem a frente da direção a Prof. Magda Maria Batista Margarida e uma equipe de profissionais comprometidos e atuantes. Parabéns aos professores e alunos desta unidade de ensino.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A responsabilidade é NOSSA!

O tema da Campanha da Fraternidade 2011 é “FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA”, que irá mostrar a todos que devemos juntos, como uma família, ajudar a salvar o planeta Terra que é a nossa casa. E o lema é “A criação geme em dores de parto”, que nos mostra que em vez do planeta gemer de dor, de angústia e sofrimento, podemos sim mudar isso e fazer com que tenha dor de parto, de renascimento e de vitória. Que não sofra mais com as queimadas, desmatamentos e as agressões humanas contra o planeta, e sim que tenha a ajuda de todos contra tudo isso, plantando, reflorestando, renovando, preservando.
Assuma sua responsabilidade.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Recreação na Escola

O projeto Recreação na Escola é uma parceria entre a Faculdade União de Goyazes e a Secretaria Municipal de Educação que visa promover atividades esportivas e recreativas nas unidades escolares.
Este projeto está sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro e vai até o mês de junho deste ano. A cada terça feira uma escola recebe a turma de alunos de Estágio do curso de  Educação Física da FUG, que realiza uma manhã de descontração e alegria com os alunos das escolas municipais.







Cronograma

Data
Unidade Escolar
22/02
Escola Municipal Cirandinha
01/03
Escola Municipal João de Deus Guimarães
15/03
Escola Municipal Jardim Ipanema
22/03
Escola Municipal Profª. Selma Ferreira
29/03
Escola Municipal Maria Dolores
05/04
Escola Municipal José Felício
12/04
Escola Municipal Profª. Élcia C. Domingues
19/04
Escola Municipal Tabelião Augusto Costa
26/04
Escola Municipal Dona Catu
03/05
Escola Municipal Pe. Renato
10/05
Escola Municipal Pe. Antão Jorge
17/05
Escola Municipal Profª. Gleide Mendes
24/05
Escola Municipal Pe. José de Anchieta
31/05
Escola Municipal Fonte Boa
07/06
Escola Municipal Modelo



sábado, 9 de abril de 2011

Projeto AGRINHO

Equipe da Educação Municipal que participou da formação

O curso de formação do projeto AGRINHO aconteceu com sucesso e a participação de representantes de todas as unidades de ensino de Trindade. A capacitação de dois dias promovido pelo sistema FAEG,  SENAR e SINDICATO RURAL, teve como objetivo o repasse da metodologia utilizada no projeto e divulgar as premiações que constam até de um carro zero Km, para a melhor experiência pedagógica do estado de Goiás. O tema deste ano é Alimentação Saudável e Meio Ambiente e o concurso acontece em diversas categorias nas áreas de desenho, redação e experiência pedagógica.
Acolhida

Entrega do material

Café da Manhã

Palestra de Abertura


Diretores e professores das escolas Municipais


Oficinas

 Formadora Edna,  ao centro.

                                                  Formadora Maria Valéria, ao centro

Noite Cultural 
São seis meses para a execução do projeto. As unidades de ensino da rede municipal ja deram o ponta é inicial nos projetos a serem desenvolvidos que devem envolver alunos, professores e toda a comunidade escolar. Esperamos projetos ousados e inovadores.


Equipe da SMEC

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Profissionais da Educação Municipal estarão nesta semana em curso de formação

Mais de 100 profissionais da educação do município de Trindade, entre diretores de unidades, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria Municipal e professores estarão nos dias 7 e 8 de abril participando de um curso de formação sobre o Projeto AGRINHO.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Agricultura, por meio do Sindicato Rural de Trindade e do Senar.
O projeto visa o desenvolvimento de ações relacionadas a promoção do bem estar do cidadão  e seu convívio no meio ambiente que o cerca, à cidadania e a formação geral. O tema do projeto para o ano de 2011 é Alimentação e Meio Ambiente. Todas as unidades de ensino da rede municipal estão participando do projeto e a capacitação será realizada no Centro Pastoral Dom Fernando em Goiânia.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reflexão para educadores!

O Programa Mais Educação é uma realidade no município de Trindade!


Resumo das atividades desenvolvidas nos meses de 
Fevereiro e Março
Por Kely Pereira
coordenadora do Programa no municipio de Trindade
* Reunião com os Coordenadores e Diretores das escolas contempladas com o Programa Mais Educação:
No dia 04/02, na sede da SMEC,  foi realizada uma reunião com os diretores e coordenadores do Programa Mais Educação, para abordar os seguintes assuntos:
-Avaliação das atividades do Programa Mais Educação durante o ano de 2010;
-Apresentação dos coordenadores e orientações gerais sobre a função;
-Socialização das metas para 2011;
-Orientações Gerais: Formação das turmas, Carga-horária das oficinas, ressarcimento e perfil dos monitores e, data de início das atividades em 2011;
-Devolver as Prestações de Contas de 2010 para as devidas correções;
* Sistema SIMEC:
-Atualização dos dados no sistema (atividades iniciadas em 2010 e quantidade de alunos atendidos);
-Recadastramento das escolas (D. Catu, Padre Antão, Padre Renato, Fonte Boa, Profª Selma e Profª Élcia) para o exercício 2011, confirmação dos macrocampos e alterado/diminuído, o número de alunado;
*Início das Atividades do Programa em 2011:
As atividades do Programa Mais Educação tiveram início dia 14/02 nas escolas: Dona Catu, Padre Renato, Profª Selma e Prof Élcia,  Padre Antão  e Antônio Lopes Fonte Boa.
* Quantidade de Alunos Frequentes no programa/contra-turno:
Escola
Matrícula/SIMEC
Matrícula/Escola
D. Catu
118
100
Padre Antão
150
75
Padre Renato
99
100
Fonte Boa
160
100
Profª Selma
190
190
Profª Élcia
194
78


Total/SIMEC= 911
Total/Escola= 643
Porcentagem de frequência= 71%


*Atividades/Oficinas ofertadas:
-Acompanhamento Pedagógico: Letramento e Matemática
-Meio Ambiente: Horta Escolar
-Esporte e Lazer: Futebol; Futsal; Karatê e Taekwondo
-Culturas e Artes: Danças; Teatro; Canto Coral e Capoeira
*Atividades Desenvolvidas:
- Atividades de promoção da leitura, escrita e raciocínio lógico a partir de livros literários e jogos pedagógicos adquiridos com os recursos do programa;
- Atividades de práticas esportivas e de lazer, desenvolvendo habilidades motoras, a socialização, a autoestima e a interação entre os educandos;
- Apresentações culturais (internas nas escolas) de danças, capoeira, teatro, a partir da data comemorativa do Dia do Circo, integrando assim, as atividades do programa à proposta pedagógica e curricular da escola.
                         Atividades da oficina de Letramento na Escola Municipal Selma Ferreira dos Santos
                                                                                     Setor Vida Nova