quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto Escola de Mães e Pais tem continuidade na Escola Municipal Pe Antão Jorge

Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, aconteceu mais uma etapa do Projeto Escola de Mães e Pais. Os pais dos alunos da Escola Pe Antão Jorge foram recepcionados com um ambiente acolhedor e muito bem preparado pela equipe escolar e participaram da palestra proferida pela  Dra Maria Luiza de Carvalho que falou sobre Educação e Afetividade, tema que é o carro chefe do projeto.
A programação teve início com um número musical pela Prof Olinda Mara que encantou a todos os presentes.

O prefeito Ricardo Fortunato esteve presente à reunião e congratulou os pais que estavam presentes afirmando a importância da parceria entre escola e comunidade. Na ocasião foi entregue à unidade escolar um freezer novo para atender as necessidades da escola.

Também estavam presentes a Secretária de Educação, Prof. Ana Cláudia e o deputado estadual, Nélio Fortunato abrilhantando ainda mais o momento de interação entre os segmentos da comunidade escolar.






O momento foi encerrado com um delicioso jantar oferecido pela diretora Valéria Cristina, que ao final manifestou sua satisfação em receber  o projeto  na escola e pela oportunidade de oferecer aos  pais e educadores uma orientação profissional e segura no tratamento de seu alunado.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Participação em Eventos

Neste final de semana a secretária de educação, Ana Cláudia participou de eventos acadêmicos e culturais: Na quinta Feira esteve presente a defesa de mestrado da Prof Cássia Rodrigues dos Santos na Faculdade de Letras da UFG e assistiu a apresentação da dissertação com o tema: "O ETHOS DISCURSIVO EM TEXTOS MIDIÁTICOS SOBRE A EDUCAÇÃO", representando a Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes da qual ambas são membros.


Cássia Rodrigues e Ana Cláudia

Cássia Rodrigues e Ana Cláudia com o Prof Agostinho Potenciano

No sábado participou do lançamento do Livro "O Banquete das Cinzas e outros espetáculos teatrais"  de Rildo Bento de Souza. O lançamento foi no Teatro Desencanto e contou com a presença de diversos intelectuais do município e da região.
Rildo Bento e Ana Cláudia

Cássia Rodrigues, Hernani de Oliveira, Dóris Reis e Ana Cláudia

Na mesa: Dr Floriano Acadêmico da ATLECA, Rildo Bento e Amarildo Jacinto
 - superintendente de Cultura -

 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto Agrinho mobiliza comunidade no Setor Marise em Trindade

No último sábado, dia 17 aconteceu no CMEI Adelice Ilário uma demosntração de que é possível envolver a comunidade em ações pedagógicas e ainda realizar um trabalho voltado ao meio ambiente e ao lazer.
O momento de interação faz parte da proposta do Projeto Agrinho que está sendo desenvolvido na Unidade de Ensino e que visa a educação para a cidadania e preservação do meio ambiente por meio de ações práticas.









Iniciando-se com uma palestra da Dr Maria Luiza, que falou sobre a afetividade na educação, dando sequência com uma oficina de brinquedos confeccionados pelos próprios pais e orientados por profissionais do CMEI e encerrando com um delicioso jantar preparado pela equipe escolar.
A avaliação sobre a iniciativa foi a malehor possível por parte dos pais que se envolveram intensamente na atividade. Eles comentaram que muitas vezes não tem em casa a oportunidade de estarem em contato com os filhos de uma forma tão intensa e prazerosa como aconteceu neste dia.
A equipe escolar também avaliou o projeto com entusiásmo por vivenciar um momento tão rico de interação entre a comunidade e a escola.



Os brinquedos confeccionados foram levados para casa e os alunos estvam bastante animados e felizes em compartilharem momentos de brincadeiras e descontração.



sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto Escola de Pais e Mães tem início nas Unidades de Ensino

O projeto lançado no mês de agosto pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de atrair os pais para dentro da escola e capacitar a comunidade para uma participação mais ativa na educação dos alunos teve início neste sábado no CMEI Adelice Ilário.



O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação,  está sob a coordenação da coordenação pedagógica da SMEC  e a execução fica por conta da Psicóloga Dra Maria Luiza de Carvalho, que especialista em psicologia comunitária.
Neste primeiro encontro com os pais o Tema da palestra ministrada foi  "A Linguagem do Afeto" e fez parte do encerramento de um outro projeto desenvolvido pelo CMEI com a Oficina de Brinquedos com materiais recicláveis, com a participação dos pais de alunos.
A participação efetiva dos pais foi motivo de alegria para os organizadores do encontro. A diretora Ana Rita de Moraes e as Coordenadoras Pedagógicas, Prof Sônia e Prof Bruna, brindaram o sucesso dos projetos integrados e afirmaram que alcançaram 100% dos objetivos propostos que era a participação dos pais e um momento de interação entre a equipe escolar e a família.





O projeto Escola de Mães e Pais promete ser gerar frutos na educação de Trindade trazendo a tona a importância da parceria entre família e escola.
Ao final foi servido um delicioso jantar preparado pela equipe escolar, que serviu ainda mais como interação e descontração de todos os envolvidos.

Projetos em Ação - Educação em Movimento

A educação em Trindade não para de trabalhar e de desenvolver inúmeros projetos com o objetivo de melhorar a cada dia o índice de aprendizagem dos alunos da rede.
Nesta semana muitas ações que atestam os investimentos municipais na educação aconteceram:
No dia 14 aconteceu a reunião de implantação do IFGoiás, que se constitui um em um Instituto Federal de Educação Tecnológica que abrirá mais de 1200 vagas para ensino técnico e tecnológico e ainda de Ensino Superior em nosso município. O Instituto está em fase de implantação e recebeu os gestores estaduais que vieram esclarecer os passos e a importância deste pólo em Trindade.
A prof. Dra. Roseli Vieira será a coordenadora do IF Goiás em Trindade sendo responsável por sua implantação em nosso município. 
Prof Dóris Reis (Coordenadora Pedagógica da SMEC) Roseli Vieira ( Coordenadora do Projeto do IFGoiás)
 Márcia Valéria (Diretora de Unidade de Ensino) Ana Cláudia (Secretária de Educação)
No dia 17 aconteceu o encerramento da primeira turma de Pró Letramento com professores da rede. O Programa do governo federal visa capacitar professores em novas metodologias de aprendizagem com uma concepção de aprendizagem voltada para a inserção do educando no mundo letrado. As turmas de Linguagem e Matemática eram compostas de 20 alunas cada uma e tinham como tutoras as professoras Cleide Louredo e Clarotides Gomes, ambas técnicas da Secretaria de Educação. O programa que teve adesão do município por meio da prefeitura  municipal, que abraçou o projeto e pela secretária de educação professora Ana Cláudia, tem continuidade com outras duas turmas que iniciam ainda este ano suas atividades de formação continuada. 


Prof Cleide ( Tutora de Linguagem)Prof. Nília (Cursista) 
Prof Ana Cláudia (Secretária de Educação)




Clarotides(Tutora de Matemática) Moacíria Borges ( Técnica da SMEC) 
Cleide ( Tutora de Linguagem) 


Equipe pedagógica da SMEC

Educação Municipal nas comemorações do aniversário de Trindade

No final do mês de agosto e início de setembro uma programação intensa comemorou o aniversário de Trindade. A Secretaria de Educação participou ativamente deste momento de festa pelos 91 anos de emancipação do nosso município.
O desfile cívico foi uma demonstração do quanto a educação está repleta de projetos e parcerias positivas.
Mais de 500 alunos das escolas municipais saíram às ruas para apresentar os programas da administração municipal e festejar o aniversário de Trindade.









O mutirão das fiandeiras que resgata a nossa cultura local também foi um momento de congratulação entre diversos municípios goianos. A acolhida ficou por conta de uma brilhante parceria entre a educação e a assistência social. O resultado foi uma bonita festa com a participação da comunidade em geral.