quinta-feira, 31 de maio de 2012


IV Seminário Nacional de Educação Integral

De 29 à 31/05 acontece em Brasília o "IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação".
O seminário tem como objetivo avaliar o desempenho do Programa Mais Educação nas escolas, e intensificar as ações para se alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação: "Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
A Secretaria Municipal de Educação de Trindade, está representada no seminário pela Professora Kely Pereira que coordena as atividades do Programa Mais Educação na rede municipal de ensino.




Professora Kely e Professora Jaqueline Moll (Diretora de Currículos e Educação Integral -SEB/MEC)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Não precisamos de gênios, precisamos de empreendedores!


Segundo pesquisa do Fantástico exibida nesse último domingo, os pais brasileiros acreditam que a rigidez da educação chinesa deve ser seguida na educação de seus filhos.

Não concordo! O resultado de uma educação extremamente rígida, que não leva em consideração o desenvolvimento da inteligência relacional e social, resultará em jovens geniais e seriamente prejudicados emocionalmente, sem condições de lidar com seus sentimentos, relacionamentos e com todo o sucesso que conquistará sendo esse homem-máquina.



Como uma criança de apenas quatro anos, que tem uma carga horária escolar de 12 horas diárias – sim, isso é comum no país – poderá trabalhar, por exemplo, sua Inteligência Emocional? Como ela será capaz de identificar seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções dentro deles e aprenderem a se relacionar, sendo que a única coisa que aprendem é que devem ser os melhores sempre, não devem ser “atrapalhados” por suas vontades ou prazeres e que errar pode ser fatal?

Precisamos sim, ser rígidos na construção de valores e no desenvolvimento de um perfil empreendedor! Disciplina é fundamental, mas o caminho é o equilíbrio.


Não precisamos de gênios, precisamos de empreendedores! A maioria dos empreendedores que conheço e que são bem sucedidos na carreira e na vida, não são considerados gênios, apenas tiveram a liberdade de sonhar e a coragem de entrar em ação. Também conheço alguns empreendedores geniais, que chegaram ao topo profissional, mas jamais alcançaram a plenitude em suas vidas. Ser genial não garante a felicidade! Ter uma ideia genial não garante que ela será colocada em prática! Ser genial não garante o sucesso! Portanto, enfatizo: precisamos de empreendedores que criem, inovem, ajam, e principalmente, que sejam livres para realizar e serem felizes!


Precisamos educar nossas crianças para aprenderem a ser pessoas e profissionais livres, a terem um propósito que as apaixone de verdade! Ter um propósito é ser livre, pois liberdade é viver em congruência com os seus valores. Quando conseguimos aliar um propósito claro a valores fundamentais para a nossa existência, conquistamos a tão sonhada felicidade, pois o grande segredo não é ser feliz quando conquistar um objetivo e sim ser feliz no caminho, saboreando cada etapa da sua conquista. É ou não é o caminho que você quer que seu filho siga?



Alexandre Prates
Siga o Blog: http://coachalexandreprates.blogspot.com.br/

terça-feira, 22 de maio de 2012

Escola Municipal Selma Ferreira dos Santos realiza a segunda edição do projeto RECICLART

Como uma das ações do projeto LEITURART, a Escola Municipal Selma Ferreira realiza no próximo sábado(26-05) o projeto RECICLART, que visa o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade e preservação ambiental, carro chefe do LEITURART 2012.
Com ações voltadas para a arte com materiais reciclados, conscientização da natureza e preservação do espaço físico da Unidade Escolar e do meio embiente em geral a escola proporciona a culminância do projeto no Recanto Beija Flor com uma intensa programação.

Parabéns a equipe escolar pela iniciativa!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Novos recursos e ampliação de vagas para Educação Infantil em Trindade

A secretária de educação, prof. Ana Cláudia, acompanhada de sua assessoria, esteve em Brasília ontem (14-05-12) para o lançamento do programa Brasil Carinhoso, em reunião com a presidente Dilma e o ministro Mercadante.

Após muito trabalho e cumprimento de metas designadas pelo MEC, a Secretaria de Educação conquista a ampliação de recursos para crianças na primeira infância, que prevê a construção de novas unidades de ensino de Educação Infantil em diversos bairros de Trindade, por meio do programa Próinfância. Na ocasião a Presidente Dilma assinou o termo de liberação de recursos para este fim.
Os bairros que serão contemplados com as construções são: Pontakayana, Tamareiras, Vila Pai Eterno, Marista e Condomínio Imperial.
Estas construções correspondem a mais de 500 novas vagas e a um atendimento ampliado da demanda do município. A secretária afirma sua satisfação em poder colher estes frutos de seu trabalho, juntamente com sua equipe e o apoio incondicional da administração Ricardo Fortunato. Ela diz: " Sem os pré requisitos necessários de ordem administrativa e financeira que estão hoje em perfeita harmonia, seria impossível estas conquistas para nossa comunidade. Estou muito feliz em poder dar esta notícia as famílias trindadenses, que necessitam de atendimento nas unidades de ensino do município. Muitas mães trabalhadoras terão onde deixar seus filhos com estas novas construções e ampliaremos ainda mais nosso atendimento no sentido de educação, saúde, cuidados específicos com a infância. É um grande avanço para Trindade, sem dúvida."







quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeto LEITURART 2ª edição

Em 2010 deu-se início ao desenvolvimento do Projeto LEITURART, que visa a intensificação das práticas de Leitura nas Unidades de Ensino e o desenvolvimento da escrita significativa dos alunos da rede. No ano passado foram trabalhados autores de literatura infantil e infanto-juvenil nacionais e regionais e cada unidade montou um tenda temática em torno das obras desses autores, além de apresentações artísticas e culturais, que aconteceram durante todo o dia com visitação aberta ao público em geral. Foram mais de 2000 pessoas visitantes englobando alunos da rede municipal, pais de alunos, unidades escolares da rede estadual e particular.
O LEITURART foi apresentado em Recife em um congresso sobre iniciativas de incentivo a leitura, sendo considerada uma experiência inovadora em municípios brasileiros.
Em 2011 o tema gerador é a sustentabilidade, levando em conta os qautro pilares da educação. O concurso de redação tem como linha mestra a obra e a vida de Monteiro Lobato e já aconteceu no mês de abril em todas as unidades de Ensino. A premiação será divulgada no mês de maio.

Projetos Educacionais refletem no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino em Trindade

O município de Trindade tem investido esforços em projetos inovadores para a melhoria da qualidade do ensino na rede.
Desde 2009 muitos são os avanços notados, com esforços em especial na capacitação e formação continuada dos profissionais da área.
Em 2010 aconteceu o encontro municipal dos profissionais da rede que teve como tema "O profissional do Futuro" e contou com uma palestra de abertura de Alexandre Prates, renomado palestrante na área de administração e gestão de pessoas. Também nesta ocasião foram realizadas 11 (onze) oficinas profissionais com temas desde o teatro até ética, educação infantil e inclusiva, entre outros específicos como oficina de texto e geo-história.
Muitos cursos foram oferecidos com a parceria do MEC como o LETRAMENTO, que formou mais de 40 profissionais em leitura e matemática.
Também o PRÒ FORAMÇÃO capacitou os gestores e administrativos das unidades de ensino em parceria com o governo federal.