quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado na Escola Selma Ferreira

A Escola Municipal Selma Ferreira comemorou no dia 14 de abril o dia Nacional do Livro Infantil com uma apresentação teatral que representava os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
A obra de Monteiro Lobato, que fez o marco da história da literatura infantil no Brasil, foi representada por alunos da escola, que relembraram os contos de fadas, resgatando assim o valor da literatura na vida das crianças.



No dia 18 de abril é comemorado o Dia do  Livro Infantil no país justamente por homenagear aquele que primeiro no Brasil escreveu para crianças, considerando-as como um ser particular em suas especificidades e potencialidades. Monteiro Lobato foi reconhecido pela obra infantil, porém escreveu também para adultos e se desiludindo com eles concentrou sua criação na literatura infantil. Foi também um nacionalista inveterado, que confiou no petróleo em terras brasileiras e foi incentivador da criação da Petrobras por meio do movimento petróleo nacional;  investiu em editoras nacionais, sendo o pioneiro no investimento nesta área, fundando a primeira editora genuinamente nacional intitulada Editora Monteiro Lobato e Cia, que mais tarde se transformou em Companhia Editora Nacional.
O Sítio do Pica Pau Amarelo foi sua obra mais marcante que encantou diversas gerações de crianças em todo o país e inspirou seriados da televisão. Ainda hoje as crianças se deliciam com o mundo encantado criado por sua mente brilhante e personalidade crítica e polêmica.
A Escola Selma resgatou a história do autor e com isso tem  desenvolvido brilhante projeto de resgate ao valor da leitura e escrita de seus alunos. Tem a frente da direção a Prof. Magda Maria Batista Margarida e uma equipe de profissionais comprometidos e atuantes. Parabéns aos professores e alunos desta unidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário